sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O 1º Parque de Inovação Social da Europa

Bilbau, cidade internacionalmente conhecida entre outras coisas, pelo famoso Museu Gugganheim, passará a estar na rota de empresários, líderes de ONG’s, trabalhadores sociais, activistas, entre outros, pois o 1º Parque de Inovação Social da Europa encontra-se aí instalado.

O Parque de Inovação Social, em Bilbau, SI Park (social innovation park) apelidado de "The New Silicon Valley é uma iniciativa pioneira para criar e impulsionar novas iniciativas, vindas de instituições, líderes, sociedade civil e outros grupos. Este Parque pretende oferecer o ambiente e a envolvência de partilha e troca de conhecimento, propício ao desenvolvimento de inovação social.

A diferença entre esta plataforma e outros espaços do género, situa-se sobretudo no facto deste campo ser um espaço de partilha exclusivamente dedicado à Inovação social, um espaço de consolidação de empresas de cariz social e ligadas ao 3º sector, mas consolidação também, de projectos internacionais de inovação.

O SI Park oferece às empresas e projectos que aí se instalam, um conjunto de recursos:
Laboratório de Inovação Social – entre outras coisas, irá permitir identificar tendências emergentes que necessitem de metodologia democrática e participativa. O laboratório será ainda responsável pela aproximação de iniciativas inovadoras aos serviços sociais disponibilizados pelos serviços públicos, numa missão de modernização e adequação dos mesmos.
O SI Park, através do Laboratório de Inovação Social, pretende ainda criar um cluster de investigação para as novas empresas lançadas no Park, que consiste no desenvolvimento de respostas ainda não satisfeitas pelo sistema de segurança social.

Academia de Inovação Social – irá promover formação específica qualificante para melhorar e qualificar os serviços promovidos pelas entidades do 3º sector, outras organizações e empresas. As empresas instaladas no SI Park receberão formação que será dada em parceria com escolas internacionais de Inovação Social, sendo uma dessas escolas a London School of Economics Enterprise. Irá ainda receber spin-offs de escolas empresariais conceituadas.

Gerador de Empresas Sociais – vai receber um projecto-piloto liderado pela Denokinn, com a finalidade de criar empresas sociais inovadoras. Esta iniciativa será desenvolvida numa lógica de aproximação e colaboração com as instituições locais e conta com o apoio da Comissão Europeia.

Incubadora de Empresas Sociais – A cooperação entre as diferentes empresas instaladas e operar no SI Park criará sinergia para o surgimento de novas empresas que aí serão incubadas, e cujo capital semente será disponibilizado pelo “Clube Social dos Anjos”. As tendências identificadas no Laboratório, constituirão também oportunidades de negócio para os membros do SI Parque.

O SI Park possibilita a todas as entidades e organismos internacionais que escolherem esta plataforma, uma oportunidade incomparável de fazerem parte duma das experiências mais inovadoras e pioneiras de ligação com iniciativas sociais.

O SI Park abriu em Setembro último com o apoio do poder central e local e um orçamento inicial de 6.000.000 de euros, será gerido pela Denokinn – Centro Basco de Inovação, Aprendizagem e Desenvolvimento de novos negócios, cuja missão é transformar ideias e tecnologia em novos negócios, ou seja, aplicar o conhecimento ao mercado. Prevê-se que se instalem mais de 50 empresas e que sejam envolvidas cerca de 1000 pessoas.

O SI Park é um lugar com espaço para todo o tipo de serviços, empresas, instituições e entidades.

Esta é uma grande oportunidade de estar envolvido num projecto que irá liderar o caminho na inovação social na Europa e que pode ser fonte de inspiração para futuros programas governamentais.

Sem comentários:

Enviar um comentário