terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Empresários partilham escritório no Hub Porto para poupar e trocar ideias


São empresários de diferentes áreas e partilham o mesmo escritório, pagando entre oito e 150 euros mensais: o Hub Porto é o primeiro centro de “coworking” da cidade e já tem planos de expansão.
“Coworking” significa trabalhar em conjunto e é isso que trabalhadores independentes ou empresários em nome individual fazem no Hub Porto desde 2009, a “preços sociais”, explicou à Agência Lusa Francisco Rocha Gonçalves, vereador da Inovação da Junta de Freguesia de Paranhos, gestora do espaço.

“Sentimos que havia muitos desempregados e importámos a marca Hub. O empresário tem uma fatura mensal de 80 a 100 euros e arranjar um espaço assim não é fácil. Não temos fins lucrativos, praticamos tarifas sociais e somos autossustentáveis, para não recorrermos ao erário público”, observou.

O preço, o ambiente e o contacto com outras pessoas são fatores que seduzem os profissionais.

“Conheci o conceito quando ainda trabalhava por conta de outrem e fiquei fascinado. Quando um amigo me desafiou a criar uma empresa, viemos para cá. Quando convidamos alguém para uma reunião, podemos recebê-la num espaço dinâmico”, descreveu Miguel Braga, de 38 anos.

Sónia Brochado trabalhava como consultora de marketing desde 2006, mas o negócio cresceu e em 2010 decidiu criar uma empresa.

“A primeira hipótese era alugar um apartamento. Mas aqui era mais rápido, com preços interessantes. É um custo que o empresário pode suportar. E gostei da localização e espírito”, descreveu.

Delegado de informação médica durante 19 anos, Emanuel Costa, de 47 anos, foi despedido após a fusão da empresa.

Quis criar um negócio na área de suplementos alimentares e este pareceu-lhe o local “ideal”: “Tenho apoio administrativo, sede social e escritório, recebem-me o correio e as chamadas. Era disto que precisava para ajudar no arranque. Já tinha contactado escritórios virtuais mas não é a mesma coisa. Agradou-me o conceito, nomeadamente o contacto com outras pessoas”.

Atualmente com 70 membros, o Hub Porto prevê para 2011 a “expansão para o edifício ao lado” da antiga escola 53, na rua do Tâmega.

A ideia é aumentar o número de “salas individuais” e aceitar “outro tipo” de empresários, notou Rocha Gonçalves.

Os tarifários variam de 150 euros por mês, para quem precisa do escritório o dia todo; 50, por 25 horas e 25, por cinco horas de escritório, receção da correspondência e secretariado.

Alugam-se também salas de reuniões (a explicadores, professores de ballet, yoga ou dança e às psicólogas clínicas da associação Apelo, de apoio a pessoas em luto) por oito, 10 ou 15 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário