quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Inovação e Empreendedorismo Social no Prós e Contras de 2010-11-08

3ª parte do Prós e Contras de 2010-11-08 - Prós e Contras

Fátima Campos Ferreira contou com a participação do Bispo Carlos Azevedo, presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social (CEPS), Tomás Correia, presidente do Montepio Geral, o empresário Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés, Isabel Mota, administradora da Fundação Calouste Gulbenkian, Rosário Líbano Monteiro, do Centro Comunitário do Estoril e Sérgio Figueiredo, administrador-delegado da Fundação EDP, João Menezes, fundador da TESE, Director Municipal da Acção Social da CMLisboa e Miguel Alves Martins, Presidente do IES.

Prerante a situação de crise generalizada, novas resposas são urgentes para apoiar quem mais precisa.
Para todos os participantes é unânime a capacidade do 3º sector, enquanto agente crucial na criação de valor. A ideia que a solidariedade não pode criar riqueza tem de ser combatida, sob pena de muitas empresas e organizações não aproveitarem a economia social para gerar valor acrescentado.
"Poderá a solidariedade gerar riqueza?", foi uma das questões lançadas por Fátima Campos Ferreira. Sérgio Figueiredo e os restantes intervenientes fizeram no entanto salientar, que para isso é fundamental o apoio, as parcerias e a intervenção concertada dos organismos públicos, do poder central às autarquias locais. A vontade não pode nem deverá ser unilateral. Só com o esforço e envolvimento dos diferentes sectores é possível a emergência de novas respostas, de valor e crescimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário