sexta-feira, 2 de abril de 2010

perigo+oportunidade... vamos equacionar a crise!



O ideograma chinês para a palavra crise, wei ji, justapõe os ideogramas de perigo, wei xian, e de oportunidade, ji huay.
Será crise = perigo + oportunidade?!
Em momentos de crise, as pessoas e empresas não têm outra solução senão procurar alternativas criativas e inovadoras, que nem sequer seriam equacionadas em momentos prósperos. Em tempos de crise, as pessoas e empresas iniciam mudanças, mudanças que não teriam coragem de iniciar em qualquer outro momento.
A necessidade desta “fuga para a frente”, faz aumentar a coragem e a determinação para mudar. Por essa razão, em alturas de crise temos de encontrar a coragem para fazer as mudanças que, já sabíamos, deveriam ter sido feitas, e iniciar outras, ainda mais ousadas, que a necessidade nos aponta como inadiáveis.
A hora da crise não admite prolongamentos. É hora de agir. É hora de decidir. É hora de inovar... com coragem, ousadia mas muita responsabilidade, para não fazermos coisas das quais nos possamos arrepender.
Quando a crise passar, e ela irá passar, as empresas que estiverem mais preparadas vencerão as que se deixaram debilitar. Vencerão as que não encontraram alternativas e não inovaram. As que não conseguiram diagnosticar as suas deficiências e não viram a crise como uma oportunidade de verdadeira mudança.

Sem comentários:

Enviar um comentário