A Grameen Danone Foods Ltd foi lançada em 2006 quando Muhammad Yunus, fundador do Grameen Bank (pioneiro do micro-crédito), e Franck Riboud, o líder da Danone. Com esta iniciativa decidiram levar iogurte de baixo custo e alto valor nutritivo à população do Bangladesh. Para além de melhorar a alimentação das crianças, a nova empresa, detida a meias, teria como objectivo melhorar as condições de vida das comunidades mais pobres do Bangladesh, através do envolvimento das mesmas na produção, distribuição e venda do iogurte. A primeira fábrica abriu, um ano depois, no Distrito de Bogra. O iogurte é vendido de duas formas: em lojas equipadas com caixas de frio e porta a porta, por mais de 500 Grameen Danone Ladies, uma rede de microempreendedoras formadas pela Grameen Danone. A Danone fornece o know-how em áreas como a construção e manutenção da fábrica e produção do próprio iogurte, a Grameen entra com o seu conhecimento do ambiente local e a sua impressionante rede. Em face do sucesso, a Danone Grameen tenciona alargar o projecto a todo o país, construindo 50 fábricas até 2020.
Este exemplo de “corporate social innovation” é citado por Gary Hamel e José Fernando Pinto dos Santos no relatório que escreveram para a OCDE sobre “A Nova Natureza da Inovação”. E que nos dizem estes autores?
Que, na era industrial, as empresas focavam-se na produção e na maximização do lucro. O que era privado era privado, o que era público era público. Hoje, essa linha de demarcação é posta em causa por empresas capazes de desenvolver novas soluções para os problemas sociais. Não se trata de filantropia: as empresas mantêm o seu focus na procura de novas oportunidades lucrativas.[…]
Em suma: houve um tempo em que os temas económicos e sociais eram vistos em separado. A economia produzia riqueza, a sociedade gastava. Na economia do Século XXI, isso já não é verdade. O que significa que a cartilha ideológica dominante - primeiro produz-se riqueza e depois distribui-se – está obsoleta. É possivel criar riqueza e, ao mesmo tempo, dar resposta a necessidades sociais.
Diogo Vasconcelos in Impulso Positivo, Abril de 2010.
TOP 10 Especialistas de Finanças Pessoais (Portugal / Outubro 2024)
-
TOP 10 Especialistas de Finanças Pessoais (Portugal / Outubro 2024)
Personalidades mais Digitais nos Social media (Facebook, Instagram,
Youtube, TikTok, X ...
Sem comentários:
Enviar um comentário