segunda-feira, 12 de abril de 2010

BYOB - traga a sua garrafa!

BYOB é uma sigla ainda desconhecida do grande público que significa Bring Your Own Bottle. O conceito é simples, quer dizer traga a sua própria garrafa! Para onde? Para o seu restaurante preferido!
Quantas vezes olhámos para a conta de um restaurante e pensámos que "se não fosse o vinho..."?! Quantas vezes verificamos que acompanhar uma excelente refeição com o vinho de eleição é o que encarece e nos faz ponderar se, de facto, é melhor sair ou ficar em casa?
O conceito BYOB, que surgiu nos EUA e está a dar os primeiros passos na Europa, parece que veio para ficar. Já são vários os restaurantes aderentes e a possibilidade de evitarmos custos elevados pelo vinho da carta, associada à possibilidade de levarmos um vinho da nossa eleição para harmonizar com uma ementa de autor, já existe em Portugal em diversos pontos do país.
Para ter acesso a esta alternativa os restaurantes aplicam uma "taxa de rolha", que vai variando - em muitos casos o praticado é o valor do vinho da casa, outros fixam pelo que acham justo, outros recebem-nos de portas abertas e não cobram nada!
A lista de sítios no Porto e arredores que pode visitar e levar a sua própria garrafa é sugestiva e bem esclarecedora:
Cafeína (Porto) - €5
Ferrugem (Famalicão) - €5
Pedro Lemos (Porto) - €7,5 Garrafa
Quarenta e 4 (Matosinhos) - €0
Shis (Porto) - €6
Se por um lado pensamos que o vinho, fonte de grande parte das receitas da restauração, deixa de ser fonte de rendimento para os restaurantes, por outro lado abdicar dessa rentabilização poderá trazer novos clientes e novos públicos.
Os promotores deste conceito estão mais preocupados com a satisfação do cliente... e não é ele, em último caso, que deve estar satisfeito?! Não é o cliente que deve ter a máxima satisfação a um preço justo?!
Apenas uma sugestão: será de bom tom levar um vinho que não faça parte da carta e telefonar previamente a confirmar a possibilidade.
Este é um bom exemplo de criatividade na hora de contornar a crise, investindo na satisfação dos utilizadores, abrindo novas possibilidades de negócio e indo ao encontro de não-púbicos.

fonte: OJE

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