quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

TEDxO´Porto




É já no próximo dia 20 de Fevereiro, em local a confirmar, que terá lugar o TEDxO´Porto – evento independentemente organizado, reproduzindo o modelo, normas, características e orientações do TED.
Com o tema "Primavera, A Arte de Viver", serão debatidos assuntos como Nós e os Ciclos da Vida; Ciência, Inovação e Tecnologia; Sentimento, Emoções e Prazeres; Portugal, O mundo e além deste.
Mas, o que é o TED? O TED é um evento anual que junta várias mentes brilhantes de todo o mundo para partilhar ideias interessantes da sua área: tecnologia, entretenimento, design, ciência, negócios, desenvolvimento, e humanidades, e que procura melhorar o mundo e a vida das pessoas, em particular dos que pior vivem.
As conversas da conferência – TEDTalks – são publicadas no website www.ted.com para que possam ser vistas gratuitamente.
Pelo espírito TED "Ideias que vale a pena partilhar" foi criado o TEDx, um programa local de eventos independentemente organizados que junta pessoas para terem uma experiência TED. Num evento TEDx, as TEDTalks e os oradores ao vivo fazem a combinação perfeita para criar discussões e ligações interessantes. O evento TEDx não é organizado pela TED, mas é operado sob uma licença do mesmo. O TEDx é também um espaço de promoção dum local e cultura e portanto sempre que possível devem para ele ser reunidas personalidades, histórias, objectos, hábitos que reflictam a identidade desse espaço.
O programa está quase fechado http://tedxoporto.com/index.php/programa/ e devidamente actualizado no site, embora sempre sujeito às vicissitudes dos oradores.
Os felizes seleccionados – apenas 250 de milhares de inscrições – devem preparar cartões de visita em quantidade, pois o networking nos breaks é crucial para o sucesso destes eventos. Para terem uma ideia de como isto pode e deve funcionar, no Ted Global Oxford do ano passado o Manuel Forjaz , responsável pelo evento TEDxO´Porto, jantou com a Cameron Diaz num dos dias, e noutro conversou com o Jeff Bezos e a Meg Ryan, entre algumas das estrelas presentes. Por esta e outras razões, nestes encontros temos de assumir a iniciativa, avançar para estranhos, e apresentar-nos, não nos colocando à defesa, aos amigos e conhecidos de sempre.
A equipa do TEDxO´Porto está a negociar com o Sapo – e com outra alternativa em backup – uma transmissão online do evento, para um número limitado de assistentes.
No dia do evento os seleccionados poderão escolher entre sentarem-se no auditório – 210 lugares – ou numa sala de simulcast (50 lugares), onde terão mais à vontade para twittar, conversar, reunir e despachar assuntos pessoais.
Aviso à navegação: não há cunhas possíveis para aceder a este evento. Para os últimos 12 lugares disponíveis ainda se podem inscrever e esperar ser seleccionados.

Texto de Manuel Forjaz

Fonte: Autoridade da Inovação

Sem comentários:

Enviar um comentário