Portugal é, este ano, o palco mundial da abertura oficial da Semana Global do Empreendedorismo, que decorre de 15 a 21 de Novembro em mais de uma centena de países, tendo batido na corrida candidaturas de alguns países europeus e do Médio Oriente.
Esta iniciativa tem o apoio de personalidades como Barak Obama, Hillary Clinton, Sir Richard Branson, David Cameron, entre outros.
A Semana, que, desde 2008, tem vindo a ser organizada entre nós pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social SEDES e pela APBA (Associação Portuguesa de Business Angels), esperando, este ano, para cima de uma centena de iniciativas e cerca de 60 parceiros, entre universidades, autarquias, escolas profissionais, associações e entidades de fomento ao empreendedorismo.
As actividades variam em natureza (concursos de ideias, apresentação de business plans, conferências temáticas, network de investidores e empreendedores, eventos lúdicos) com o denominador comum de promover o empreendedorismo.
Segundo explicou, ao PME NEWS, o secretário-geral da SEDES e Vice-Presidente da Semana Global do Empreendedorismo, Luís Barata, a ideia é «concentrar o maior número possível de iniciativas por todo o País que sensibilizem a sociedade para o fomento do empreendeorismo, capacidade de risco e ousadia dos portugueses».
A sessão de abertura será no grande auditório da Culturgeste, no dia 15 de Novembro, e conta com a presença do presidente da Global Entrepreneurship week a nível mundial, Jonathan Ortmans, do presidente da APBA, João Trigo da Roza e do presidente da SEDES, Luís Campos e Cunha. A sessão de encerramento será na Madeira, em parceria com o CEIM - Centro de Empresas e Inovação da Madeira.
SEDES e APBA defendem que "a educação do fomento do empreendedorismo é de enorme relevância para criarmos, nos nossos jovens, uma cultura de risco e ousadia, combatendo o problema cultural do medo de falhar/insucesso, mas sim valorizá-lo como fonte de aprendizagem".
Há que prestigiar a classe empresarial, sublinha Luís Barata, sendo o actual momento propício à criatividade e ao lançamento de inovações que permitam o aparecimento de novos negócios.
A organização da iniciativa salienta que Portugal tem níveis ainda muito reduzidos, embora crescentes, de empreendedorismo qualificado e de base tecnológica, "muito devido à maior sensiblidade das escolas para o apoio à criatividade e inovação, financiando as patentes, sentindo-se, contudo, que há que melhorar a gestão dos direitos das mesmas entre os interlocutores pós-desenvolvimento do projecto, de forma a evitar obstáculos indesejados e bloqueadores dos projectos".
Há igualmente a convicção de que existe maior apetência nos universitários para criarem a sua empresa, motivados pela crise actual e ausência de oferta no mercado de trabalho, assim como que há que recorrer a novas formas de financiamento que não o bancário, o qual não está vocacionado para a tomada de riscos, como sejam os business angels, o capital de risco e ao alternext, bolsa alternativa da euronext para as PME, entre outros.
"O financiamento está disponível não só em Portugal, mas sim em todo mundo. Nada impede um empreendedor português de recorrer a capital de risco estrangeiro", sublinhou João Trigo da Roza.
"O empreendedor actual pensa na sua empresa já com vista ao mercado global. Só no mercado local morre. O empreendedorismo, a criatividade e a inovação são, em Portugal e a nível mundial, uma solução chave para ultrapassar a crise", afirma, em conclusão, Luís Barata.
A Semana Global do Empreendedorismo é uma iniciativa lançada pela Kaufman Foundation e pela Enterprise UK, instituições que trabalham para disseminar o poder do empreendedorismo. Os organizadores da Semana em Portugal são a APBA e a SEDES. O site da iniciativa
Publicado no Jornal OJE de 28 de Outubro de 2010
TOP 10 Especialistas de Finanças Pessoais (Portugal / Outubro 2024)
-
TOP 10 Especialistas de Finanças Pessoais (Portugal / Outubro 2024)
Personalidades mais Digitais nos Social media (Facebook, Instagram,
Youtube, TikTok, X ...